top of page

Convidados

Alberto Groisman

  Graduei-me em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Santa Catarina, conclui o mestrado em 1991, com trabalho fundamentado em pesquisa de campo nos estados do Amazonas e Acre, onde visitei e residi em comunidades associadas aos movimentos religiosos usuários da ayahuasca, bebida psicoativa, e particularmente do Santo Daime. Em 2000, me doutorei em Antropologia Social pelo Goldsmiths College, Universidade de Londres, com tese que abordou a presença de grupos do Santo Daime na Europa, e particularmente na Holanda. Mais tarde, em 2006, realizei pós-Doutorado na Arizona State University, sobre a situação legal do uso da ayahuasca nos Estados Unidos. E em 2013, outro pós-doutorado na School of Anthropology and Conservation da University of Kent, Reino Unido, com projeto sobre religiões daimistas e "saúde mental". Publiquei e organizei livros e artigos sobre temas associados ao uso ritual de substâncias e plantas psicoativas, ao método em antropologia, à fotografia em pesquisa, etc. Atualmente sou professor do Departamento de Antropologia e do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da UFSC. Áreas de Interesse: Antropologia das Religiões, Antropologia da Saúde, religião e "saúde mental", uso ritual de psicoativos, uso de psicoativos, saúde e experiência, religião, normatização, legislação

Fonte: http://lattes.cnpq.br/9242228123021727

Alésio dos Passos Santos

 

  Nasceu e vive até hoje na Lagoa da Conceição – Florianópolis (SC), berço de lendas já muito difundidas sobre bruxas e suas magias. É ambientalista, colecionador e cultivador de plantas medicinais. Licenciado em Estudos Sociais e especialista em Educação Ambiental pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), e pós-graduado em Gestão da Educação pela UNIESC.

  Coordenador da Farmácia Viva Itinerante, membro do Grupo Semente, presidente do Comitê de Gerenciamento das Águas da Lagoa da Conceição, presidente da Fundação Lagoa, professor de fitoterapia, pesquisador etno-botânico, representante da Assembleia Legislativa de SC como membro do Conselho Estadual de Alimentação Escolar e funcionário público estadual.

  Ganhou prêmio Qualidade de Vida pela Federação Ecológica Catarinense – FEC. Montou o primeiro jardim medicinal na Assembleia Legislativa de SC e atualmente ministra palestras em diversos eventos.

Fonte: http://www.farmaciadanatureza.com.br/quem-somos/

André Brooking Negrão

  É psiquiatra, cursou a Residência em Psiquiatria em 1994 pelo Instituto de Psiquiatria da FMUSP. Foi pesquisador clínico associado do Clinical Neurondocrinology Branch, do Instituto Nacional de Saúde Mental (NIMH, NIH) em Bethesda (1995 a 2000) onde coordenou como investigador principal projetos de pesquisa clínica em transtornos do humor. Publicou 29 artigos em periódicos especializados, 27 trabalhos em anais de eventos e 9 capítulos de livro. Dentre os projetos mais relevantes no NIMH estão a pesquisa da regulação hormonal do eixo hipotálamo-pituitária-adrenal na depressão melancólica e atípica e a utilização de estressores naturais (teste da esteira) para eliciar respostas neuroendócrinas em indivíduos normais e pacientes com transtornos psiquiátricos. Entre 2003 a 2007, coordenou equipes de atendimento e de pesquisa nos ambulatórios especializados em farmacodependências de adultos na USP e na UNIFESP. Doutor em Ciências, área de Psiquiatria, pela Faculdade de Medicina da USP em 2012 com o tema marcadores genéticos e a dependência ao crack/cocaína. Atualmente, é pesquisador colaborador no Laboratório de Genética e Cardiologia Molecular do InCor-HC com ênfase em marcadores genéticos e influência ambiental em traços associados a depressão, ansiedade e consumo de substâncias psicoativas na população geral.

Fonte: http://lattes.cnpq.br/5078577560229548

Bruno Ramos Gomes 

  É psicólogo, doutorando em Saúde Coletiva na FCM- UNICAMP. Possui graduação em Psicologia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2006), e mestrado em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública da USP (2011). Atua principalmente nos seguintes temas: drogas, redução de danos, vulnerabilidade, crianças e adultos em situação de rua, direitos humanos, Uso de plantas e substâncias no tratamento de dependência.

  Foi coordenador do Centro de Convivência É de Lei, trabalhando na região da Cracolândia em São Paulo.  Realizou estágio em três instituições em Paris para usuários de drogas. Atuou como psicólogo em tratamento ambulatorial e internação, no Hospital Estadual de Diadema/UNIFESP e como A.T. e psicólogo de crianças em situação de rua no projeto Quixote. Representa o Conselho Regional de Psicologia no CONED (Conselho sobre drogas do estado de São Paulo).

Fonte: https://neip.info/pesquisadore/bruno-ramos-gomes/

http://lattes.cnpq.br/3694538917518621

Celita Antunes

  Coordenadora da  Escola Indígena Wherá Tupã - Poty D'já da aldeia M'biguaçu,  da qual também é uma liderança, acadêmica em pedagogia na UNIVALI e sócia fundadora da igreja nativa TATÁ ENDY REKOWÉ que trabalha com sacramento da ayawaska como parte do fortalecimento da cultura Guarani Nhandewa

Daniela Ribeiro Schneider

 

  Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (1987), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (1993), doutorado em Psicologia (Psicologia Clínica) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2002) e Pós-Doutorado pela Universidade de Valencia - Espanha (2012). Atualmente é prof. associado III da Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Tratamento e Prevenção Psicológica, atuando principalmente nos seguintes temas: problemas relacionados ao uso de álcool e drogas, programas de prevenção e serviços de saúde que atendem usuários de drogas, atenção psicossocial, história da psicologia, Jean-Paul Sartre, psicologia existencialista. Coordenadora do Grupo de Pesquisa do CNPQ "Clínica da Atenção Psicossocial e Uso de Álcool e Outras Drogas". Coordenadora do Nùcleo de Pesquisa em Clínica da Atenção Psicossocial - PSICLIN/UFSC. Bolsista produtividade em pesquisa 2 pelo CNPQ

Fonte: http://lattes.cnpq.br/5847729124150252

Denilson Rodrigues Fonseca

 

 Mestre em Ciências da Saúde (UNESC, 2014), especialista em Saúde Mental e Atenção Psicossocial pela Escola de Saúde Pública do Estado de Santa Catarina (2011), especialista em Enfermagem Saúde Pública (UFPel, 2008), especialista em Saúde Pública com Ênfase em Serviços (UnC, 2006), graduado em Enfermagem e Obstetrícia (UFPel, 2003). Atua como docente e Supervisor Clínico Institucional para Rede de Atenção Psicossocial Álcool Outras Drogas. É enfermeiro da Unidade de Atenção Psicossocial do HE-UFPel/EBSERH e do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS III-SC)

Fonte: http://lattes.cnpq.br/0256129560419224

Denise Avani Bittencourt

 

  Possui graduação em Farmácia pela Universidade do Sul de Santa Catarina (2000) e Doutorado em Neurociências pela Universidade Federal de Santa Catarina (2007). Atualmente é funcionária pública da Diretoria de Vigilância Sanitária de Santa Catarina com função de farmacêutica

Fonte: http://lattes.cnpq.br/1433212579801594

Diogo Virgilio Teixeira

 

  Possui mestrado em Antropologia Social pela Universidade Federal de Santa Catarina (2013) e graduação em Naturologia Aplicada pela Universidade do Sul de Santa Catarina (2009). Tem experiência na área de antropologia, com ênfase em antropologia da saúde, xamanismo, etnologia indígena, praticas integrativas e complementares e naturologia.

Elisabeth Moreira

 Formada em licenciatura em arte educação, vídeo maker, com mestrado em Gestão Ambiental pelo CDS/UNB, desenvolveu vários documentários e projetos de oficinas de vídeo relacionados às questões sócio ambiental, comunidades e minorias. Trabalhou como professora convidada, diretora e roteirista no Centro de Produção Cultural e educativa da Universidade de Brasília´ CPCE´´. Atualmente desenvolve oficinas transdisciplinares com foco na complexidade das relações em contexto socioambiental. Contribui para o desenvolvimento de comunidades e apoia Coletivos Educadores. É conselheira da Igreja do Santo Daime e do Fogo Sagrado de Itzatillatlan do Brasil. A Aliança no Jardim de Medicinas é a abordagem que traz para este simpósio.

Fernanda Martins

 

  Professora na Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI). Doutorado em andamento no Programa de Pós-Graduação em Ciências Criminais da PUC/RS. Mestre em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), na área de Teoria, Filosofia e História do Direito. Bacharela e Licenciada em História pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Bacharela em Direito pela Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI). Integrante dos Projetos de Pesquisa CNPq "Criminologia, Cultura Punitiva e Crítica Filosófica" (PUCRS), "As Fronteiras entre Tradição e Modernidade na Construção do Estado Brasileiro" (PUCRS) e "Bases para uma Criminologia do controle penal no Brasil: em busca da brasilidade criminológica" (UFSC). Bolsista CAPES e Advogada criminalista.

Fonte: http://lattes.cnpq.br/4258827931942666

Hyral Moreira

 

 Cacique da terra indígena de M´biguaçu aldeia yynn moroti whera desde  2000, localizada no município de Biguaçu, e da aldeia  do Amâncio desde 2008. É advogado pela UNIVALI com pós-graduação em direito e especialista em direito processual civil. Trabalhou como Consultor para assuntos relacionados à saúde dos povos indígenas e das minorias para a UNESCO de 2014 a 2015. É sócio fundador da igreja nativa TATÁ ENDY REKOWÉ que trabalha com sacramento da ayawaska como parte do fortalecimento da cultura guarani Nhandewa. Participa do movimento indígena desde 1992 e foi Presidente do Conselho de Saúde Indígena – distrito sanitário litoral sul por quatro mandatos consecutivos, de 2004 a 2012.

Ivan Caminski

 

 Em construção...

Marcos José de Abreu

  Marcos José de Abreu, o Marquito, é natural de Florianópolis, Engenheiro Agrônomo e pós-graduado em Agroecossistemas com título de Mestrado pela Universidade Federal de Santa Catarina. Referência na cidade e no Brasil em Compostagem, Agricultura Urbana, Permacultura, Agroecologia e Alimentação. Uma trajetória de coerência entre a prática cotidiana e uma proposta de sociedade mais igualitária, fraterna e equilibrada ecologicamente. 

  Em outubro de 2016 foi o segundo vereador mais votado da cidade de Florianópolis, com 5448 votos. Junto com Afrânio Boppré e Renato Gerske compõe a bancada do PSOL na Câmara Municipal de Florianópolis, sendo a maior bancada proporcional do partido em todo o Brasil. 

Fonte: http://www.cmf.sc.gov.br/content/marquito-marcos-jose-de-abreu

http://lattes.cnpq.br/1472744730284896

Mauricio Fiore

 Bacharel em Ciências Sociais, mestre em Antropologia Social pela Universidade de São Paulo (USP) e doutor em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). É pesquisador do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap), coordenador científico da Plataforma Brasileira de Política de Drogas e membro-fundador do Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre Psicoativos (Neip) e da Associação Brasileira de Estudos Sociais sobre o Uso de Psicoativos (Abesup). Seu principal campo de atuação acadêmica é o dos estudos sobre drogas psicoativas, sob diversos de seus aspectos (socioculturais, médicos, políticos, entre outros). Também atuou em pesquisas e produziu trabalhos sobre uso do tempo livre e práticas culturais, sociabilidade urbana, violência e educação.

Fonte: http://lattes.cnpq.br/8445532414052924

Nanblá Gakran

Graduação Bacharel em Ciências Sociais (ênfase em desenvolvimento sustentável) pela Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI (2000), Titulo: Sociólogo. Graduação em Licenciatura Plena em Ciências Sociais (Sociologia), pela Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI (2002), Mestre em Lingüística pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (2005). Doutor em Linguística pela Universidade de Brasília UNB (2015). Tem experiência na área de Ciências Sociais, Lingüística e Línguas Indígenas. Índio da etnia Xokleng/Laklãnõ, nasceu e se criou na Terra Indígena Laklãnõ/SC. Sua primeira língua é Língua Xokleng/Laklãnõ. Atuou como professor da Língua Materna Xokleng e as disciplinas de: Sociologia, Antropologia e Filosofia na Escola Indígena de Educação Básica Laklãnõ e E.E. B José Clemente Pereira. Defensor da revitalização da Língua Materna Xokleng/Laklãnõ, História e Artes do povo. Orienta jovens e comunidade em geral para valorizar sua identidade étnico cultural. Foi bolsista da Ford Foundation - IFP - International Fellowships Program/Brasil - New York, United States. Membro da Confederação das Academias de Letras do Brasil - CONALD - Conselho Nacional das Academias de Letras do Brasil, empossado à cadeira nº 10 ALB/SC - José Boiteux - SC. Professor Substituto na Licenciatura Intercultural Indígena no Sul da Mata Atlântica na UFSC. Professor convidado pela Secretaria de Educação do Educação/ SC para ministrar a disciplina de Língua Laklãnõ-Xokleng no Magistério Indígena. Membro do grupo de pesquisa em Políticas Linguísticas Críticas/UFSC.

Fonte: http://lattes.cnpq.br/5549612741224837

Patrícia de Aguiar Amaral

  Professora titular da Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC), e atualmente Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCA/UNESC). (2013) Pós-doutorado na Université de Rennes1/França - projeto na área de química medicinal. (2012) Pós-doutorado na Université de Rennes1/França - projeto em colaboração com o Institute Pasteur -síntese de moléculas para inibição da TcPRAC (doença de Chagas) (Paris). (2008) Doutorado realizado em co-tutela, Brasil e França, acordo CAPES-COFECUB 418/03, entre o Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas/UFRGS e a Faculté de Pharmacie, Université de Rennes1, França. (2003) Mestrado em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. (2003-2005) Foi Professora substituta em Síntese Orgânica de Fármacos no curso de Farmácia (UFRGS/RS). (2000) Graduação em farmácia pela Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI/SC). Atua nas áreas de Química Medicinal e Plantas Medicinais.

Fonte: http://lattes.cnpq.br/6297336161740971

Paulo Cesar Trevisol Bittencourt

 

  Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal de Santa Catarina (1980); título de especialista em Neurologia pela Universidade Federal do Paraná (1984); título de especialista em Epileptologia pela Universidade de Londres (Chalfont Centre for Epilepsy - 1989) e mestrado em Medicina pela Universidade Federal de Santa Catarina (1993). Atualmente é professor adjunto IV da disciplina de Neurologia, Departamento de Clínica Médica da mesma Universidade. Tem grande experiência na prática médica geral, com ênfase em Neurologia e Epileptologia. É estudioso compulsivo dos seguintes temas: Epilepsia, Parkinson, Demência, Síndrome Esquizofrênica e Degenerações Espino-cerebelares. Além disso, desde a infância é uma pessoa de índole iconoclasta, combatendo com vigor dogmas que desvirtuam a cidadania e a Medicina dos seus objetivos. É crítico contumaz da Indústria Farmacêutica e de suas "maravilhosas hóstias" cujo uso desastrado é um dos principais problemas da prática médica atual. Paralelo a esta influência nefasta, observa a perversão do uso da tecnologia em detrimento do exame/observação clínica. Esta associação mórbida é responsável pelo uso abusivo de medicamentos com eficácia questionável e toxicidade não desprezível, e, igualmente, por exames complementares desnecessários e dispendiosos, resultando em iatrogenias grotescas e desgraçadamente freqüentes. Em outras palavras, uma Medicina fraudulenta que ofende e desonra aqueles que nela acreditam. Palestra, concede entrevistas e escreve com regularidade sobre tais temas em periódicos científicos ou leigos. É membro titular da Academia Brasileira de Neurologia desde 1986.

Fonte: http://lattes.cnpq.br/4452552425850557

Rubens Onofre Nodari

  Possui graduação em Agronomia pela Universidade de Passo Fundo (1977), mestrado em Agronomia (Fitotecnia) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1980) e doutorado em Genética- University Of California at Davis (1992). Atualmente é professor titular da Universidade Federal de Santa Catarina. Para o curso de Agronomia leciona disciplinas na área de melhoramento de plantas e biotecnologia. Na Pós-graduação em Recursos Genéticos Vegetais ministra disciplinas relacionadas com caracterização da diversidade e conservação genética e genética de populações. Nos últimos 20 anos vêm realizando e orientando estudos relacionados com a Domesticação da Acca sellowiana, também conhecida por feijoa ou goiabeira-serrana. Relacionado com a genética vegetal, desenvolve e orienta estudos relacionados com a filogenia e filogeografia de plantas. Desde os anos 1990 vem atuando na na área de biossegurança de OGM. A partir de 2008, com base no Memorando de Entendimento entre a UFSC e o GenØk vem desenvolvendo e orientando estudos na área de biorriscos diretos e indiretos decorrentes da introdução de Organismos Geneticamente Modificados no ambiente. Foi Gerente de Recursos Genéticos Vegetais do Ministério do Meio Ambiente no período de 2003 a 2008. É professor orientador e atualmente Coordenador do Programa de Pós-graduação em Recursos Genéticos Vegetais.

Fonte: http://ppgean.ufsc.br/docentes/rubens-onofre-nodari/

Taniele Rui

  Professora do Departamento de Antropologia da Universidade Estadual de Campinas. É doutora (2012) e Mestre (2007) em Antropologia Social pela Unicamp; bacharel em Ciências Sociais (2004) pela mesma Universidade. Autora de "Nas tramas do crack: etnografia da abjeção" (Prêmio CAPES de Tese -2013 e Menção Honrosa do SLACA BOOK PRIZE 2015), vem se dedicando à pesquisa de temas em antropologia urbana, com foco em vidas e situações-limites, produzindo investigações etnográficas transversais sobre pobrezas urbanas, tendo por eixo empírico as interfaces políticas da associação entre rua, drogas e dispositivos de assistência e controle.

Fonte: http://lattes.cnpq.br/8431911261832410

Ubirajara Duarte dos Santos

  Possui graduação em Farmacia e Bioquimica pela Universidade Federal de Santa Catarina (1992), mestrado em Farmacologia pelo Centro de Ciências Biológicas (1997) e doutorado em Neurociências pela Universidade Federal de Santa Catarina (2013). Atualmente é professor do Centro Universitário FACVEST e professor horista da Universidade do Sul de Santa Catarina. Tem experiência na área de Farmacologia, com ênfase em Neuropsicofarmacologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Farmacologia. Psicofarmacologia. Drogas de Abuso e Dependência Química. Psicofisiologia. Bioquímica. Neurociências.

Fonte: http://lattes.cnpq.br/8978893423584602

Valmor Venhrá Mendes de Paula

  Professor indígena kaingang, bilingue em sua lingua materna, atua na rede básica de ensino indígena há mais de 20 anos. Atualmente trabalha na Escola Indigena de Ensino Fundamental Cacique Karenh, na TI Toldo Imbu, em Abelardo Luz/SC. Além desta, já lecionou nas Terras indígenas: Toldo Chimbangue (Chapecó/SC), Toldo Pinhal (Seara/SC) e Palmas (Palmas/PR). 

  Participou da Ação Saberes Indígenas na Escola (ASIE - MEC/UFSC) em suas duas edições, na primeira como professor cursista e, na segunda, como orientador de estudos na formação continuada de professores indígenas. 

  Além de sua formação profissional formal, é membro atuante da comunidade indígena, reconhecido como um de seus anciões por ser profundo conhecedor dos saberes tradicionais de seu povo e por estar sempre em busca do fortalecimento da identidade indígena. Em sala de aula explora temas como alimentação tradicional e o uso das ervas medicinais. Sua posição de liderança o fez atuar como cacique da T.I. Palmas por 9 anos. 

Walter Ferreira de Oliveira

Graduado em Medicina pela Escola de Medicina e Cirurgia, da Federação das Escolas Federais Isoladas do Estado do Rio de Janeiro - FEFIERJ, atual Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UniRio (1976), Mestre em Saúde Públicca - MPH (1989) e Doctor of Philosophy (Ph.D.), Social and Philosophical Foundations of Education Program - University of Minnesota (1994). Professor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), onde é Líder do Grupo de Pesquisas em Políticas de Saúde / Saúde Mental (GPPS); e Coordenador do Nùcleo de Humanização, Arte e Saúde - Nuhas. Presidente da Asociaçao Brasileira de Saúde Mental - Abrasme, ( 2015-17) e 2009-2010). Membro e fundador do Programa de Pòs Graduação em Saúde Mental e Atenção Psicossocial da UFSC, com o primeiro Mestrado Profissional em Saúde Mental do Brail (2011). Editor cientifico da revista Cadernos Brasileiros de Saúde Mental, desde sua fundação, em 2009. Representante da Abrasco na Comissão Intersetorial de Saúde Mental do Conselho Nacional de Saúde. Membro da Comissão sobre Hospitais de Custódia da Procuradoria Federal de Direitos do Cidadão. Membro do GT de Saúde Mental e Atenção Psicossocial da Frente Parlamentar pela Reforma Psiquiátrica - ALESC. Coordenador dos projetos de extensão Humanizarte e Terapeutas da Alegria - UFSC.Temas de maior interesse: Sistema prisionall; desinstitucionalização; arte e saúde; promoçao e educação de saúde; psicologia do esporte; metodologias qualitativas; formação profissional; educação social, políticas e gestão em saúde. Livros; Saúde e atenção psicossocial nas prisões (2016); Educação social de rua (2004), Working with children in the streets of Brazil (2000), co-autor, com Paulo Freire e Ana Maria Freire, de Pedagogia da solidariedade (2014, edições brasileira e nos EUA: Padagogy of solidarity). Parecerista de várias revistas científicas no Brasil e no exterior. Autor de mais de 50 artigos científicos publicados em periódicos nacionais e internacionais.

Fonte: http://lattes.cnpq.br/7164075918880484

Em construção... Em breve todos os convidados confirmados...

sp³Sua

I simpósio de Pesquisa e política sobre Plantas e

Substâncias de Uso: o Estado da Arte em Santa Catarina

bottom of page